Principal
Campanha do Laço Branco
Mulher, tem que ser respeitada!
30/11/2021
Provas do Enem
Trabalhadores tem abono de falta
19/11/2021
SECI conquista reajuste para os comerciários
CCT foi assinada nesta quinta
19/11/2021
04/11/2021

Novembro Azul
Campanha chama atenção para prevenção ao câncer de próstata

Ascom/SECI
I014193.jpg

Ter bigodão, em 2003, na Austrália, não estava na moda. Mas os amigos Travis Garone e Luke Slattery resolveram deixar o bigode crescer para chamar a atenção para os cuidados com a saúde masculina. Eles escolheram o mês de novembro para deixar o bigode crescer, por causa da celebração do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. Em pouco tempo, mais homens toparam participar da campanha e assim o “novembro sem barbear” foi se tornando popular até virar o que conhecemos como Novembro Azul.
 
2º tipo de câncer que mais mata homens
 
Mesmo com as campanhas, que no Brasil acontecem desde 2008, ainda há muitos homens que têm preconceito de ir ao médico urologista, devido à necessidade de, em alguns casos, fazer o exame de toque. Uma atitude que poderia evitar muitas mortes. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. A cada 36 homens que têm câncer de próstata, um deles morre. Em 2020, foram registrados 66 mil casos da doença.
 
“É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos”, destaca a assistente social Geanne Ferreira. Ela, que faz parte da equipe da Casa de Apoio ao Paciente Oncológico, do Grupo Se Toque, lembra que o quanto antes o câncer for descoberto, maiores as chances de sucesso, ampliando a qualidade de vida.
 
 
Importância da prevenção 
 
“De acordo com as novas recomendações, homens com histórico familiar de câncer, negros ou obesos deverão fazer exames para detecção a partir dos 45 anos, e não mais 40”. Segundo a assistente social, o que dificulta a descoberta da doença em tempo de ser tratada é a resistência dos homens ao exame preventivo. Outro fator é que geralmente o câncer de próstata em estágio inicial não provoca sintomas.
 
Para alertar sobre a importância da prevenção e cuidados com a saúde masculina, o Grupo Se Toque faz a Campanha do Novembro Azul. Este ano haverá palestras de conscientização e prevenção, distribuição e divulgação de materiais com conteúdo informativo nas redes sociais do grupo. Acompanhe a programação acessando a página no Instagram @gruposetoque .
 
 

Fonte : Ascom/SECI







Av. 28 Abril • 621 • sala 302

Centro • Ipatinga • MG • CEP.35160-004

[31] 3822.1240