Principal
Marcha da Classe Trabalhadora
SECI vai à manifestação em Brasília para reivindicar mais direitos
20/05/2024
Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças ...
Dicas de como prevenir e identificar casos
17/05/2024
Tarifa Zero
SECI participa de campanha pelo transporte gratuito e de qualidade
15/05/2024
15/03/2024

Dia do Consumidor
O cliente sempre tem razão?

Freepik
I014428.jpg

 

            O dia 15 de março, que marca a criação, no Brasil, do Código de Defesa do Consumidor, em 1991, é a data escolhida para homenagear o consumidor. Muitas empresas lançam descontos e formas de pagamento especiais para celebrar a importância central de seus clientes para seu negócio. Mas não deixa de ser uma oportunidade também de analisar o papel do consumidor na luta por relações de consumo mais dignas e respeitosas.

            Quando o empresário do varejo britânico, Harry Gordon Selfridge, criou, em 1909, a frase “o cliente sempre tem razão”, ele queria destacar a importância de colocar a felicidade do cliente em primeiro lugar. Mas esse pensamento que se espalhou pelo mundo demonstra ser problemático, já que o cliente nem sempre está com a razão.

            Em seus atendimentos e visitas às empresas, não é raro o SECI se deparar com casos de desrespeito aos comerciários. Principalmente em locais onde poucos empregados têm que dar conta da alta demanda da empresa. Isso acontece, por exemplo, em lojas grandes que têm poucos vendedores e também em caixas de supermercados e açougues, que têm filas imensas e poucos atendentes. O descontentamento quase sempre recai sobre o trabalhador, que muitas vezes sente na saúde física e mental o peso daquele tratamento desrespeitoso. Além disso, tem o abuso dos consumidores que largam mercadorias em qualquer lugar e até mesmo assediam os comerciários por puro preconceito ou impaciência. Infelizmente, são frequentes no comércio, casos de racismo, misoginia e vários tipos de humilhação praticado por consumidores contra os trabalhadores. E esses casos devem ser devidamente registrados e denunciados.

            Portanto, neste Dia do Consumidor o SECI destaca a importância do consumo consciente com respeito aos trabalhadores do comércio. O cliente pode até ter razão, mas isso acontece, sobretudo, se ele tem consciência também dos seus deveres. Esse é um fator essencial para que o consumidor seja digno das homenagens nessa data.

 


Fonte : Ascom/SECI




Juntos somos fortes!
(SECI)



Av. 28 Abril � 621 � sala 302

Centro � Ipatinga � MG � CEP.35160-004

[31] 3822.1240