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Denúncias

O nome de quem denuncia é mantido em sigilo

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O Sindicato é o espaço que o trabalhador tem para buscar informações ou pedir socorro quando os seus direitos estão sendo desrespeitados. E o comerciário sabe disso. Todos os dias o SECI recebe dezenas de reclamações que são feitas de diversas maneiras, por telefone, pelo Whatsapp, por e-mails e pessoalmente com os funcionários ou diretores da entidade. Recebida a denúncia, a primeira providência do Sindicato é dar todas as orientações ao trabalhador para que ele mesmo possa resolver o problema diretamente com o seu patrão.  O SECI não toma qualquer atitude em relação à empresa sem que o trabalhador o autorize a fazer isso. Se o comerciário pede a intervenção da entidade, ele é orientado sobre os possíveis riscos que a presença do Sindicato pode trazer para sua relação com a empresa. Depois que recebe uma denúncia, geralmente a diretoria checa a veracidade do que foi denunciado. O segundo passo, se foi autorizado pelo trabalhador, é fazer uma visita à loja ou convocar o empregador para uma conversa na sede do SECI. Se isso não resolver as pendências, a empresa é convocada para uma reunião no Ministério do Trabalho. Não resolveu, O SECI recorre ao Ministério Público do Trabalho ou à Justiça do Trabalho.
 
Outra forma de pressionar a loja faltosa é tornando públicas as suas irregularidades no “Informativo Comerciário”. A diretoria procura sempre dar respostas a todas as denúncias que recebe. A maior parte das cobranças feitas pelo Sindicato são bem sucedidas e a empresa corrige as irregularidades. Mas nem todos os casos o SECI consegue resolver porque, em muitos deles, é necessária a ajuda de quem fez a denúncia, o que nem sempre acontece. A direção do Sindicato pede que todas as irregularidades sejam denunciadas e afirma que nome do denunciante será sempre guardado em segredo. As denúncias devem ser feitas preferencialmente na seda da entidade. Mas se isso não for possível, o trabalhador pode fazer as suas reclamações pelo e-mail seci@seci.com.br ou pelo telefone 3822-1240.                                                               

Fonte : Ascom/SECI




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(SANTO AGOSTINHO)



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