|
Programação do Dia da Mulher
8 DE MARÇO Dia da Mulher nasceu da luta socialista por libertação

Um grande número de mulheres, na maioria tecelãs e costureiras, se reúnem em 8 de março de 1917, 23 de fevereiro no calendário russo. Elas faziam parte de um contingente de trabalhadores explorados e oprimidos. Decidiram tomar a iniciativa e declarar greve espontaneamente, sem o consentimento do Partido. Na manifestação, considerada o estopim da Revolução Russa, as mulheres reivindicavam pão e paz em bandeiras vermelhas.
A origem do Dia Internacional da Mulher foi transformada em mito. Fala-se de uma greve, ocorrida em 1857, na cidade de Nova Iorque, onde 129 tecelãs teriam sido mortas depois de um incêndio provocado pelos patrões. A pesquisadora canadense Renée Côté lançou um livro, fruto de uma pesquisa de dez anos, em que comprova que o fato nunca existiu. A greve na Rússia em 1917 associada a uma outra greve, em 1910, e um incêndio, em 1911, ocorridos em Nova Iorque, podem ter contribuído para a construção do mito.
A origem histórica do 8 de março está intimamente ligada a luta das mulheres socialistas que, em 1910, aprovaram no Congresso do Partido a proposta de realização anual do Dia Internacional da Mulher. Para saber mais detalhes sobre o assunto, leia a cartilha especial do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC): “O Dia da Mulher nasceu das Mulheres Socialistas”.
SECI e CUT-VA celebram data em Ipatinga
Pão e paz ou pão e rosas são símbolos, que continuam atuais, da luta por melhores salários e qualidade de vida. Mas essa luta não é só das mulheres. Elas são vítimas de uma realidade social que atinge mais pessoas.
Nos seus 25 anos de historia, o Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Ipatinga (SECI), juntamente com a CUT Vale do Aço, tem afirmado a importância de reunir os oprimidos construindo uma luta unificada. Pois, as entidades acreditam que a transformação social só é possível por meio da solidariedade.
Para destacar a importância do 8 de março nesse sentido, a CUT-VA e o SECI preparam uma programação especial. Confira:
- De 9 ás 16h - Varal - Linha do Tempo: Exposição de Boletins e outros impressos produzidos pelos Sindicatos sobre o 08 de março. Local - Praça 1º de maio - Centro - Ipatinga
- 16h30 - Seminário sobre Relações de Gênero no Movimento Sindical. Local - Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Ipatinga - SINTSERPI - Rua Pouso Alegre 194 Centro - Ipatinga
|